A estrutura de departamentos é cadastrada em níveis hierárquicos (árvore) de dois tipos, analíticos e sintéticos.

Os funcionários, receitas e despesas são cadastrados ou lançados apenas nos níveis analíticos (chamados de centros de custos no lançamento de despesas).

Os níveis sintéticos são usados para consolidar resultados nos relatórios.

Clique aqui e veja o vídeo de como cadastrar um departamento.

Ao criar um novo  Departamento ou Editar um existente, clicando no nome do departamento, será aberta a tela abaixo:

Campos:

Nome da Unidade: Escolha a unidade deste Departamento.

Código: Informe um código.

Departamento superior: Escolha o Departamento Superior ou Raiz, caso você queria inserir no primeiro nível da árvore.

Nome: Informe um nome para o Departamento.

É centro de custo?: Escolha Sim ou Não. Os departamentos / centros de custos são usados no contas a pagar para o rateio das despesas em comum.

É o centro de custo padrão?: Apenas um centro de custo padrão deve existir. O centro de custo padrão é usado no contas a pagar para classificar todas as transações que não tenha algum rateio definido.

Tipo de centro de custo: Escolha Sintético ou Analítico. Os analíticos são mostrados no contas a pagar, os sintéticos são utilizados para agrupar custos nos relatórios financeiros.

É centro de lucro?:  Escolha Sim ou Não. Os centros de lucros são usados no contas a receber para o rateio das receitas da empresa.

É o centro de lucro padrão?: Apenas um centro de lucro padrão deve existir. O centro de lucro padrão é usado no contas a receber para classificar todas as transações que não tenha algum rateio definido.

Proteger dados?: Escolha Sim ou Não. Se sim, as informações da unidade somente poderão ser alterados por pessoal com senha de alteração para este módulo cadastrada no sistema.